segunda-feira, 12 de setembro de 2016

VANGUART




Vamos começar com Vanguart. Vanguart não é mais novata. Já está brigando com força desde a década passada e com bons resultados por seu lugar ao sol. Só que ainda não dá pra considera-los consagrados, acho que por pouco. 


O som que soa muito bacana, sofisticado, é criticado por roqueiros mais radicais por fazerem um rock "fraquinho". Pode ser pelo fato de, por opção clara da banda, ao que se pode notar, não haver distorções nas guitarras ou agressividades escancaradas. Mas o fato é que desde suas primeiras canções eles sempre mostraram personalidade, boas melodias com letras no minimo inspiradoras e bem valorizadas com as expressões vocais de Helio Flanders que mostra muito despojamento.

Com essas boas melodias que, de fato, emocionam, fáceis de entender sem parecer simplório, melancólicas ou pra cima, o  Vanguart parece ter uma boa fórmula pra continuar subindo no gosto do grande público. Esperamos que assim seja, até porque já me parece ser injustiça a demora de um reconhecimento maior  dada a qualidade de algumas composições. Mas isso deve ser um problema mais com a aceitação do rock nacional atualmente do que com o próprio Vanguart. Da pra contar nos dedos as bandas que conseguiram transpor essa barreira nos últimos anos. Nx. Zero, Detonautas, CPM 22, o controverso Restart são esses poucos exemplos. Aqui também vale uma menção a Charlie Brown jr. que contrariando essas tendências se mantinha quase sempre firme nas paradas nacionais  desde que chegaram lá. 

Seja soft ou mais sentimentalista, folk, mpb ou indie, com musica na novela e participações em programas de tv,  Vanguart têm uma ligação forte com essas bandas citadas acima, o rock. O rock e suas facetas. Não há como negar. 







 site oficial: vanguart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário